quinta-feira, 1 de março de 2012

Jornada Mundial da Juventude Redentorista


Uma das decisões do XXIV Capítulo Geral da Congregação Redentorista foi a de criar redes de trabalho para algumas prioridades da Evangelização. Uma dessas prioridades, como consta nos documentos finais, é a Pastoral da Juventude.
Buscando responder a essas interpelações e aos desafios lançados pelo Governo Geral, a URB – União dos Redentoristas do Brasil, em sua última reunião de 2011, decidiu criar uma Comissão Nacional para tratar o assunto.
Tal comissão teve sua primeira reunião no Rio de Janeiro nos dias 25 e 26 de fevereiro e lá estavam 16 participantes, representando todas as nove unidades do Brasil, além de contar também com outros dois confrades da América Latina.
Era visível o empenho e entusiasmo do grupo. Muitas partilhas e o principal objetivo: empenho conjunto para a formação da Juventude Redentorista. O grupo avaliou que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, será um evento incentivador para os trabalhos.
E ainda mais: no dia 22, dia que antecede à JMJ, acontecerá a Jornada Afonsiana, que constará de uma Romaria à Aparecida (SP), onde os jovens poderão, sob a proteção da Padroeira do Brasil, viver um dia com atividades específicas da espiritualidade redentorista. A comissão deixa claro, no entanto, que suas propostas vão além de tais eventos, construindo uma forma conjunta de anunciar a Copiosa Redenção às gerações novas.
Algumas decisões foram tomadas e muito trabalho se vislumbra pela frente. O grupo iniciou a preparação da Jornada Afonsiana, que terá como tema “Jovem: ide anunciar o Redentor” e o lema: “Discípulo de Jesus, missionário com Santo Afonso”. A Jornada será no dia 22 de julho de 2013, numa Romaria para Aparecida, que sairá do Rio de Janeiro.
Para organizar esse e outros eventos, a comissão fez uma divisão de trabalhos distribuindo-se nos seguintes comitês: coordenação, logística, identidade visual, comunicação, conteúdo e subsídios, liturgia, tradução. O primeiro passo assumido foi o de incentivar cada Unidade Redentorista do Brasil a animar os jovens e formar núcleos de trabalhos com os mesmos, como lugar de preparação para os eventos que se aproximam – de modo especial a Jornada Afonsiana e Jornada da Juventude em 2013. Tais grupos receberão materiais que serão produzidos pela comissão.
Por fim, é indispensável o apoio e ajuda de todos que sonham um futuro redentorista e cristão. É hora de avançar com os trabalhos e buscar novas iniciativas. Que cada Unidade Redentorista do Brasil possa ter a coragem de investir forças na busca de bons trabalhos junto aos nossos jovens. Portanto, divulguem, convidem, organizem os grupos para que não percamos as horas oportunas da graça de Deus. E que Santo Afonso e o Perpétuo Socorro de Maria sejam a estrela a nos conduzir.

0 comentários:

Postar um comentário

Missas da Juventude, no 2º domingo do mês na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus - Morro Branco.